quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Evento: A Rua dos Polícias. Susana Durão (ISCTE/Lisboa) - 23/8 - 17h

O Laboratório de Antropologia Urbana e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia  do IFCS/UFRJ convidam para os Encontros com a Sociologia e Antropologia    

A rua dos polícias. A visão itinerante
Susana Durão (ISCTE/Lisboa)  

Data: 23 de agosto de 2007
Hora: 17:00
Sala 420 - Sala Vermelha
IFCS/UFRJ - Largo de S. Francisco, N. 1, Sala 420 - Centro.

Resumo da apresentação: A partir de um caso, situado numa esquadra da cidade de Lisboa demonstro como, percorrendo quotidianamente as ruas, os agentes produzem roteiros de uma cartografia profissional que preenche de sentidos o mapa oficial, o mapa de giros que delimita a área de supervisão. A análise detém-se em padrões de policiamento no espaço e demonstra como a parte de cima e a parte de baixo da área são diferenciadas e merecem atitudes e visibilidades policiais dissemelhantes. Uns bairros são mais protegidos e outros mais controlados; o policiamento em contexto é atravessado por diferentes temporalidades e incidências. Três sequências de rotinas dos principais serviços de esquadra – patrulha apeada, carro-patrulha e apoio a idosos – permitem documentar saberes plurais, sócio-profissionais e urbanos, hoje constitutivos da actividade dos polícias de rua. Lógicas recentes de entendimento mais comunitário do policiamento anunciam práticas de aproximação da polícia e do Estado aos citadinos. Mas os roteiros dos agentes evidenciam também a tendência policial para separar colectivos, para uma certa selectividade da aplicação dos recursos de controlo e de apoio. Assim se vai perpetuando, de novas formas, uma separação entre quem está do lado de cima e quem está do lado de baixo da área e da sociedade. Assim se vão segmentando saberes e práticas sobre os bairros da droga e os bairros de classes médias.  

Susana Durão - susana.durao@clix.pt

Projectos de Investigação no CIES
A Cidade e a Rua: Uma Aproximação Etnográfica à Vida Urbana (2005-2007)

Algumas Publicações:

Durão, Susana (2006), "Policías en la ciudad. Haberes e praticas socio-espaciales de policías en Lisboa", 52º Congreso Internacional de Americanistas, "Pueblo y Culturas de las Américas: Diálogos entre globalidad y localidad", integrada no simpósio La seguridad entre lo global y lo local: los entornos latinoamericanos, coordenado por Maria Eugenia Suárez de Garay e José Carlos Gómez Aguiar (área temática: Estudios económicos, sociales y político-jurídicos), Sevilla, 17 al 21 de Julio.

Durão, Susana (2006), "O humanitário como terreno de pesquisa. Michel Agier entrevistado por Susana Durão", Sociologia, Problemas e Práticas, Celta Editora, CIES-ISCTE, nº 50, Janeiro-Abril.

Durão, Susana (2006), Com os polícias??, Etnográfica ? Edição comemorativa dos 20 anos do CEAS, revista do CEAS/ISCTE. Número Especial: 123.

Durão, Susana, Cândido Gonçalo Gonçalves e Graça Índias Cordeiro (2005), "Vadios, mendigos, mitras: práticas classificatórias da polícia em Lisboa", Política y Sociedad, nº 3 (em revisão).

Cordeiro, Graça I., Susana Durão e Cândido Gonçalves (2005), Polícias, Organizações e Mudança: uma Etnografia sobre Identidades Sócio-profissionais», FCT-POCTI/CEAS-ISCTE, 80 p. (Relatório final).

  

  

Nenhum comentário: