quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Vamos Ouvir as Crianças? Caderno de Metodologias Participativas do CECIP

Nosso evento dos dias 20 e 21/9/2013 foi maravilhoso (fotos em breve)! Nesse dia, o Cecip lançou oficialmente a linda versão impressa do Caderno de metodologias paticipativas do projeto Criança Pequena em Foco. Quem tiver interesse em um exemplar, escreva para cecip@cecip.org.br. Aproveito para divulgar a versão eletrônica, livre para download
ImageCrianças entre 4 e 12 anos podem ajudar a formular políticas públicas. É o que demonstra o projeto Criança Pequena em Foco, que ao longo de 2012 envolveu cerca de 100 crianças das favelas Santa Marta, Babilônia e Chapéu-Mangueira em atividades para retratarem sua comunidade e identificarem suas necessidades.

O resultado desse processo e a metodologia empregada estão na publicação Vamos ouvir as crianças?, disponível para download aqui.
(Textos de Beatriz Corsino Peréz e Mariana Dantas Jardim, com ilustrações de Claudius Ceccon). Este Caderno de Metodologias divulga e explica em detalhes as dinâmicas realizadas nas oficinas. O objetivo do projeto é promover um espaço onde as crianças possam falar e trocar impressões sobre os lugares onde moram, os seus modos de vida, o que gostam de fazer, os espaços que frequentam, as dificuldades e os problemas que enfrentam em seu cotidiano. As opiniões desses meninos e meninas — registradas em mapas, vídeos, desenhos, fotos — podem servir de subsídio a diferentes atores interessados em políticas públicas voltadas a essa faixa etária. E então, vamos ouvir as crianças?

Nenhum comentário: