LAU - Laboratorio de Antropologia Urbana - IFCS/UFRJ

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Vibrant - Homenagem a Gilberto Velho


  • Retrato de Gilberto Velho, por Karina KuschnirVibrant v9n1.
  • Vibrant v9 n1 – 01–06/2012

    • Cover and credits

    Obituaries

    • Gilberto Velho and Santuza Naves
      Luiz Fernando Dias Duarte, Howard S. Becker,
      Mariza Peirano, Karina Kuschnir, Celso Castro,
      Julia O’Donnell, Fernanda Arêas Peixoto

    Para ver mais, clique aqui:
     http://www.vibrant.org.br/issues/v9n1/
Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: aba, Downloads, Gilberto Velho, Homenagem

domingo, 15 de abril de 2012

Gilberto Velho (1945-2012)

Gilberto Velho, por Karina Kuschnir
Eu gostaria de poder escrever que estou sem palavras nesse momento. Mas estar "sem palavras" seria o oposto do que aprendi com ele. Gilberto sempre tinha algo a dizer para os amigos nos momentos mais difíceis. E era no momento exato, nunca no dia seguinte. Na emoção dessa perda, registro aqui algumas lembranças em sua homenagem.

Como disseram Celso Castro e Hermano Vianna, para ele, a antropologia não era o centro do universo. Fazia parte de uma busca pelo conhecimento muito mais ampla, que incluía história, arte, literatura, e a admiração por áreas como a matemática e a filosofia. Não se tratava de uma retórica, mas de uma prática que tinha sempre em vista comparar e colocar os dados em perspectiva. Isso significava que nós, seus orientandos, de repente, tínhamos de interromper nossas pesquisas para ler as memórias de Tarquínio de Souza ou estudar a fundo os jovens turcos, ainda que estivéssemos fazendo trabalho de campo num subúrbio carioca. 

Não vou me estender sobre a importância de sua vida acadêmica ou sobre sua dedicada atuação para o avanço das instituições científicas brasileiras. Basta ler com atenção seu imenso currículo Lattes,  onde o vemos numa alegre fotografia, tirada nos Jardins da Princesa, ao lado de sua sala no Museu Nacional, no dia em que realizamos a segunda etapa da entrevista sobre sua vida e carreira para o projeto Cientistas Sociais - Histórias de Vida.

Prefiro lembrar de como nos divertíamos com seu humor peculiar, como tão bem escreveu Peter Fry, no texto em sua homenagem para a Associação Brasileira de Antropologia. Quando falava de sua juventude, ou dos primórdios da carreira, acrescentava sempre seríssimo: "Mas isso foi no século treze". Aos jovens alunos do PPGAS, cobrava: "Já aprenderam a cantar o hino da antropologia?" E entoava, operísticamente: "Estranhar, relativizar... " Gostava  de nos deixar atônitos com o horário de reuniões e encontros. Depois de consultar sua agendinha preta, dizia: "ok, terça-feira, às 8 horas e 47 minutos". Nos animava com os carimbos da "Venerável Sociedade das Capivaras", caçando insetos com sua gigante espada de madeira, falando de seus tempos de "campeão de esgrima", passando trotes, citando batalhas do Império Bizantino ou contando histórias misteriosas sobre como o cérebro de Euclides da Cunha foi parar nas aulas do Museu Nacional. 

Tudo isso vinha junto com uma obsessiva disciplina para orientar, que incluía ler capítulos de tese na mesma tarde em que eram entregues, ligar para saber se estávamos trabalhando às 7 da manhã e marcar bancas com quatro meses de antecedência. Cobrava, reclamava e brigava -- muito. Mas tentava compensar essa rigidez com um imenso afeto e vontade de nos ver crescer, como tão bem lembrou Maria Laura Cavalcanti, em sua breve e linda homenagem hoje, no velório. Gilberto nos acolhia nas dificuldades e vibrava com nossos sucessos. É verdade que resistia a mudanças, às vezes com ferocidade. Mas frequentemente mudava de ideia, aceitando e até se divertindo com propostas as mais inusitadas, desde mudar radicalmente o tema de uma pesquisa até decidir a data de uma defesa de tese com ajuda de um mapa astrológico. 

Entre os muitos que o perderam, é difícil separar quem são as centenas de orientandos, alunos, colegas ou amigos. Na vida dele, essas categorias estavam todas misturadas. "As pessoas são complexas", ele gostava de dizer; "não devemos congelar as identidades". Para estar com todos, adorava marcar reuniões, festas, aulas, palestras, almoços e jantares. Nestes, invariavelmente deveríamos aguardar pela chegada de uma "ilustre antropóloga húngara" -- mais uma de suas brincadeiras, que, mesmo depois de conhecida, nos divertia pelo desafio de adivinhar quem faria o papel de convidado-surpresa. Por meio desses encontros, surgiam incontáveis relações: amizades, trocas profissionais, viagens transatlânticas, orientações, pesquisas, publicações, livros e até namoros e casamentos.


Termino agradecendo a todos pelos abraços, telefonemas, e-mails e pensamentos solidários. Embora nada possa reverter essa perda, ajuda muito saber que somos tantos que a sentimos.


Karina

Não deixem de ver: 
Convite homenagem PPGAS 12/junho/2012 novo
Jorge Zahar Editora - atualizada
Hermano Vianna - O Globo
Luiz Fernando Duarte - Por quem os sinos dobram novo
Luiz Fernando Duarte - Folha de São Paulo
Yvonne Maggie - G1
Centro Nacional de Folclore - Homenagem a Gilberto Velho (vejam o PDF)

Em Portugal:  Matéria no Jornal "Público" novo










 

Outras homenagens:
Associação Brasileira de Antropologia - ABA
Ciência Hoje On-line 
CIES - Instituto Universitário de Lisboa

Howard S. Becker
Jornal da Ciência - SBPC
PPGAS/Museu Nacional - Mural de Memórias 

Prosa e Verso - O Globo
(Vejam também os comentários a essa postagem)

Artigo Gilberto Velho sobre sua carreira.
Revista Vibrant - Dossier organizado por Gilberto Velho e Karina Kuschnir.


Entrevista e Memorial - Projeto Cientistas Sociais.
Entrevista História de Vida - Revista Estudos Históricos.
Encontros com os autores - Gilberto Velho - Anpocs.
2 comentários:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: Gilberto Velho, Homenagem

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Vibrant - ABA - Dossiê Antropologia Urbana

Virtual Brazilian Anthropology – VIBRANT


Revista semestral publicada pela Associação Brasileira de Antropologia

ISSN 1809-4341

http://www.vibrant.org.br/

Dossiês Antropologia Urbana e Antropologia do Parentesco

Já está no ar o novo número de VIBRANT, com mais de 600 páginas, que inclui artigos avulsos e dois excelentes dossiês: Antropologia Urbana (editores-convidados: Gilberto Velho e Karina Kuschnir) e Antropologia do Parentesco (editores-convidados: Adriana Piscitelli e Márcio Silva). Todos os artigos e vídeos estão disponibilizados, na sua integralidade, gratuitamente.

Leia-os clicando em: http://www.vibrant.org.br/portugues/artigosv8n2.htm.

VIBRANT no SciELO

A Vibrant está entrando na coleção SciELO. Após um longo processo, que culminou em uma avaliação positiva, foi aprovado o ingresso da revista da Associação Brasileira de Antropologia no SciELO, o que deverá acontecer nas próximas semanas. VIBRANT agradece o apoio recebido do CNPq e, mais recentemente, da CAPES.
Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: antropologia, Downloads
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

Livros para Download!

width
width
width
width
Links funcionando! Mais downloads aqui.

Meu outro blog

Meu outro blog

Projeto Antropologia e Desenho

width

Projeto Cientistas Sociais

width
História audiovisual das Ciência Sociais - Brasil, Portugal e Moçambique

Marcadores

Eventos antropologia antropologia urbana Gilberto Velho Desenho Downloads Livro cidade Design Parcerias Apresentação de trabalhos Arte ESDI-UERJ Faperj LaDA CNPq Crianças IFCS Iniciação Científica JIC UFRJ Zahar aba Artigo Cecip Homenagem Howard S. Becker Lau Mediação CCD Capítulo Cristina Patriota de Moura Câmara Municipal DAC Eleições Ensino Entrevista Etnografia Facebook Imagem Marcos Rosa Mundos Sociais NuAP O Globo PIBIC Política Prosa Publicações Representação Visual estado gt resenha

LAU - Pesquisadores

Coordenadora
Profa. Karina Kuschnir
karinakuschnir@gmail.com . cv lattes

LAU - Objetivos

O LAU tem por objetivo promover a formação de estudantes, a produção de conhecimento e a divulgação científica de qualidade, apoiando o diálogo e a circulação de informações nas suas áreas de atuação: antropologia urbana, antropologia visual, antropologia política, história da antropologia e das ciências sociais. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão através de cursos, orientações, projetos, eventos, publicações e intercâmbios com outras instituições, visando integrar professores, pesquisadores, alunos de pós-graduação e graduação, atores de órgãos públicos e movimentos sociais, assim como o público em geral.

LAU - Linhas de Pesquisa

1. Antropologia Urbana e Desenho - Linha de pesquisa que busca compreender práticas e representações envolvendo a ferramenta do desenho e das narrativas gráficas por parte de diferentes atores sociais em contextos urbanos.

2. Antropologia Urbana: trajetórias intelectuais
Linha de pesquisa que visa a produção de um acervo de entrevistas com antropólogos(as) que se dedicaram ao tema das cidades no Brasil nas últimas décadas. Busca-se refletir sobre carreiras e trajetórias intelectuais, suas influências acadêmicas, produção bibliográfica e contribuição para a construção do campo da antropologia urbana no país.

Memória (2007-2011)
Linha Antropologia Urbana: Política e Cotidiano - Linha de pesquisa que busca compreender práticas e representações acerca da política por parte de diferentes atores sociais em contextos urbanos. Como objetivo específico, visa investigar, mapear e analisar os Centros Sociais mantidos por parlamentares no Rio de Janeiro, focando suas relações com três redes sociais: políticos e suas equipes; moradores e usuários do sistema; bairros e contexto urbano onde se desenvolvem os Centros.

Textos online podem ser vistos aqui .

Links

  • ABA - Associação Brasileira de Antropologia
  • CIES/ISCTE - Centro de Investigação em Sociologia
  • CPDOC/FGV - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
  • Etno Rua - ISCTE/Lisboa, Portugal
  • IFCS - Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ
  • Luís Rodolfo Vilhena e Ana Maria Cavalcanti
  • NAU - Núcleo de Antropologia Urbana da USP
  • Nextimagem - Núcleo de Experimentações em Etnografia e Imagem
  • NuSIM - Núcleo de Pesquisa sobre Sujeito, Interação e Mudança
  • PPGSA - Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, IFCS/UFRJ
  • Visurb - Ver a Cidade - Unifesp

Links Úteis

  • Base Minerva - UFRJ
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD/IBICT)
  • Biblioteca Nacional
  • CAPES - Periódicos
  • CNPq
  • CPDOC/FGV
  • Faperj
  • IBGE
  • Scielo

Homenagem a Luís Rodolfo Vilhena

width

Facebook

width

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

  • ►  2020 (1)
    • ►  outubro (1)
  • ►  2015 (1)
    • ►  abril (1)
  • ►  2014 (4)
    • ►  outubro (2)
    • ►  agosto (1)
    • ►  março (1)
  • ►  2013 (18)
    • ►  novembro (2)
    • ►  outubro (5)
    • ►  setembro (3)
    • ►  agosto (2)
    • ►  julho (1)
    • ►  maio (5)
  • ▼  2012 (3)
    • ▼  julho (1)
      • Vibrant - Homenagem a Gilberto Velho
    • ►  abril (1)
      • Gilberto Velho (1945-2012)
    • ►  fevereiro (1)
      • Vibrant - ABA - Dossiê Antropologia Urbana
  • ►  2011 (10)
    • ►  novembro (3)
    • ►  outubro (1)
    • ►  agosto (1)
    • ►  junho (1)
    • ►  maio (3)
    • ►  março (1)
  • ►  2010 (9)
    • ►  outubro (3)
    • ►  setembro (1)
    • ►  julho (1)
    • ►  abril (3)
    • ►  março (1)
  • ►  2009 (16)
    • ►  novembro (2)
    • ►  outubro (3)
    • ►  setembro (6)
    • ►  julho (1)
    • ►  junho (2)
    • ►  maio (1)
    • ►  abril (1)
  • ►  2008 (33)
    • ►  dezembro (3)
    • ►  outubro (3)
    • ►  setembro (5)
    • ►  agosto (4)
    • ►  julho (1)
    • ►  junho (2)
    • ►  maio (7)
    • ►  abril (3)
    • ►  março (4)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  2007 (28)
    • ►  dezembro (3)
    • ►  outubro (5)
    • ►  setembro (10)
    • ►  agosto (5)
    • ►  julho (3)
    • ►  junho (2)

Assinar este blog

Postagens
Atom
Postagens
Comentários
Atom
Comentários
Laboratório de Antropologia Urbana - LAU . Instituto de Filosofia e Ciências Sociais - IFCS . Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ . Largo de São Francisco de Paula, n.1/sala 412 . Centro . Rio de Janeiro - RJ . 20051-070 . Tel.: 2224-8965 r. 245 . e-mail: lau.ufrj@gmail.com

LAU - Como participar

Os alunos e pesquisadores integrados ao LAU comprometem-se com as seguintes recomendações:*

. Resposabilidade, pontualidade e dedicação à pesquisa.
. Dedicação às suas atividades de formação (CR>7,0)
. Frequência às reuniões, com justificativa em caso de falta.
. Disposição para produção de relatórios de pesquisa, textos e apresentações orais.
. Integração no campo científico em geral (frequência a palestras, defesas de tese, jornadas, congressos e eventos).
. Disposição para superar dificuldades materiais, burocráticas e pessoais.

(*Nossos agradecimentos ao Lemp/Ifcs/Ufrj, pela inspiração para criar o Laboratório e suas "regras").
Tema Espetacular Ltda.. Tecnologia do Blogger.